OUÇA ESTE TEXTO CLICANDO AQUI
Alô, alô, bom dia.
Numa tranquila tarde de domingo, surge na tela do meu celular, numa rede social, a oferta de um negócio onde, com apenas R$ 50,00, você poderia fazer até R$ 1.000,00 em menos de uma semana. Claro que já liguei meu “desconfiômetro”. Como algo tão “milagroso” assim é oferecido por um perfil do Facebook?
Bem, é claro que desconfiado, nem segui assistindo ao vídeo da oferta. Mas essa chamada me remeteu a uma mensagem que compartilhei no “bom dia” de 2010, com esse mesmo tema, que trago de volta aqui para você, hoje.
Quantas vezes já lhe ofereceram oportunidades para enriquecer sem esforço? Quantas ofertas de negócios já chegaram a suas mãos, com a tentação de ganhar muito dinheiro trabalhando apenas poucas horas por dia?
Não digo que não existam oportunidades assim, mas são muito raras. E, ao mesmo tempo, nem sempre é necessário se “matar de trabalhar” para alcançar o que se almeja.
Mas o objetivo aqui não é discutir essas ofertas mirabolantes ou propagandas enganosas. É algo mais profundo. Como o próprio título da mensagem de hoje diz: A estrada para a glória não é pavimentada.
Aliás, em muitas situações, nem existe uma estrada sequer para alcançarmos nossos objetivos. E isso é motivo para desistir?
A glória está justamente no fato de você construir o caminho para chegar aonde deseja. Pense um pouco: Quantos obstáculos de verdade você já enfrentou para chegar até aqui?
Não apenas os desafios que apareceram ou que alguém deixou em seu caminho, mas quantas manhãs você se deparou com um desânimo tão grande que muitas pessoas nem sairiam da cama, e você o superou e seguiu em frente?
Sonhos, projetos, planos — todas as pessoas têm. Às vezes, encontro pessoas que se empolgam entusiasticamente ao apresentar seus planos. Porém, com o tempo, tudo aquilo foi parar numa gaveta. Se questionarmos os motivos, somos bombardeados com uma lista enorme de justificativas.
Porém, o que faltou mesmo foram alguns ingredientes que impulsionam as pessoas a seguir por um caminho difícil, contornando obstáculos, ou mesmo construindo caminhos onde eles forem necessários.
Parece simples, falado ou escrito aqui. Na prática, é necessário preparação para “se aventurar” na estrada da glória. E essa preparação passa por algumas fases importantes e imprescindíveis.
Definição de metas claras: Estabeleça claramente o que você deseja alcançar e em quanto tempo quer alcançar esse resultado. Mas, principalmente, qual é o “custo” dessa conquista?
Ao falar em custos, não me refiro apenas à quantia de dinheiro que você necessita para realizar seus projetos, mas principalmente ao esforço ou sacrifício que você precisará fazer para chegar ao seu objetivo.
Uma vez definidas as metas, comece a planejar como vai realizar cada etapa desse processo. Sem planejamento, fica difícil avaliar seu progresso.
Quando digo que a estrada da glória não é pavimentada, é para dar a você mais uma vez a noção de que as grandes conquistas em nossa vida exigem esforço — principalmente o de acreditarmos que somos capazes de alcançar aquilo que desejamos.
Pense nisso, hoje.
Tenha um bom dia.
E, até a próxima.