Alô, Alô Bom Dia!

Quem gosta de ser criticado?

E ainda mais, quando a pessoa diz: Não me leve a mal, é só uma “crítica construtiva”.

É natural quando alguém nos critica, reagirmos de forma negativa, não é mesmo?

Mas é importante aprender a lidar com as críticas. Porque elas vão acontecer, ao longo da vida, de qualquer forma.

Até porque ela não depende de nós, das nossas atitudes ou ações. Depende dos outros e do que eles pensam sobre nós.

Então, vai aqui uma pequena lista que aprendi, sobre como podemos agir nesses casos.

#1 – Contar até dez: O estrategista em negociação, Willian Ury diz que, quando estamos sob stress, fazemos o melhor discurso de nossas vidas. E vamos nos arrepender dele daí a um minuto.
Portanto, falar ou agir sob stress sempre leva a decisões precipitadas.

Por isso: Pare. Respire. Suba ao camarote, como diz Willian Ury, resumindo quer dizer que antes de reagir, vamos contar até dez, dez vezes….

#2 – Não se prender a eventos pequenos: quando alguém nos dirigir uma palavra hostil, uma crítica, uma injustiça. E isso sempre acontecerá, vamos procurar, mirar em nossos objetivos de longo prazo.

#3 – Usar as críticas a nosso favor: ouvir a crítica com atenção e separar o que pode ser uma ofensa pessoal daquilo que é a crítica em si. Procurar de alguma forma aprender com a crítica. Ao fazermos isso podemos considerar entender um ponto de vista diferente.

#4 – Administrar as situações desconfortáveis: Sendo prudente ao enfrentar os problemas mais difíceis, mas não evita-los e sim resolvê-los.

#5 – Não negociar nossos valores: Se não defendermos nossos valores, deixaremos de ser nós mesmos e ninguém irá nos valorizar mais do que nós mesmos.

#6 – Manter nossa energia: Ao confrontarmos e enfrentarmos nossos medos, sempre que precisar podemos nos dobrar, mas não esquecer dos objetivo de longo prazo. Quando a pressão passar, voltarmos à posição inicial. Isso nos torna resilientes.

E para fechar, uma dica extra: A crítica pode ser um grande incentivo para o nosso desenvolvimento. Tiremos proveito dela, em vez de leva-la para cama e perder o sono com ela.

Ah, só mais um detalhe: Quando a crítica for a respeito do seu desempenho, lembre-se que você jamais será criticado por alguém que esteja fazendo mais e melhor do que você. Só por quem faz menos.

Pensa nisso. Tenha um bom dia, hoje.

Até a próxima.

By Sigmar Sabin

Sou Sigmar Sabin, um aprendiz da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×