OUÇA ESTE TEXTO CLICANDO AQUI ABAIXO
Alô, alô, bom dia.
Quero começar este tema instigante — ser visionário ou visionária — com uma frase da consultora sino‑americana e autora de best‑sellers sobre gestão na Ásia e Pacífico, Ching Ning Chu. Ela afirmou:
“Adquira a coragem de acreditar em si. Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a ousadia de confiar no que mente e coração diziam, em vez de aceitar as crenças comuns de sua época.”
Agora, vamos ao que importa de verdade. Se você tivesse o poder de transformar o mundo, o que realmente faria? Então faça!
Talvez eu pareça simplista, mas quero mostrar que as grandes visões que mudaram o mundo, no fundo, foram as mais simples.
Perceba: não escolhi onde nascer, mas posso escolher para onde ir e quem quero ser. Quero dizer que você pode mudar totalmente aquilo que deseja ser — queira ou não, concorde ou não comigo, isso só depende de você. No meu caso, também. Quem quero ser e onde quero chegar depende de mim.
Baseado nisso, definimos uma pessoa visionária: quem percebe possibilidades, concebe sonhos, desejos e expectativas. Ela desenha um futuro e age com determinação para torná‑lo real.
Complicado? Nem tanto. Basta criar uma visão de futuro e batalhar, trabalhar e persistir até realizá‑la.
Nas empresas, isso é comum: estabelecem uma “visão” no planejamento estratégico — um destino futuro e estratégias para alcançá‑lo.
Voltando ao início: se você nasceu numa família, cidade ou país que, lá no íntimo, nunca desejou, isso não muda — seria como tentar voltar no tempo, impossível.
Mas, a partir de uma visão de futuro, você pode imaginar, desejar, sonhar e viver em outro lugar. É perfeitamente possível, e depende de você.
Claro, isso exige ingredientes fundamentais: manter vivo o sonho e a determinação de ser quem você quer. E, independentemente dos desafios e do tempo que isso levar, é preciso persistir. Acredite, vai acontecer.
Haverá momentos de desânimo, vontade de desistir. Nesses instantes, lembre‑se de que o “não” também transforma. Nunca aceite um “não” como resposta final.
A cada obstáculo — quanto mais assustador, mais motivo para alimentar a esperança de que você chegará onde sonhou. E “esperança” é fazer o que vale a pena, mesmo sem garantia de sucesso.
Pense no que já almejou, sonhou, desejou para o futuro. Quem você quis ser? E esse sonho impacta positivamente a vida de alguém? Se a resposta for mais sim do que talvez ou não sei, acredite nele. Enterre as desculpas, arregaçe as mangas e comece a agir — desculpas não o farão melhor.
Pense nisso hoje.
Tenha um ótimo dia
E até a próxima.