Alô, Alô, Bom Dia,

O que é ser “apaixonadamente curioso(a)?”

Essa é parte de uma frase atribuída a Albert Einstein. Que nas pesquisas que realizei, a frase completa seria esta: “Eu não tenho nenhum talento especial. Sou apenas apaixonadamente curioso”.

Por que essa frase como título desta mensagem de hoje?

Eu vou começar minha explanação com uma frase já bem clichê: “o mundo mudou”.

Mas, tem muitos comportamentos que nós, apesar de toda a mudança que o mundo já passou, não fomos capazes de mudar, ainda.

E um dos nossos comportamentos é o que se refere a aquisição de novos conhecimentos. Ou seja, ainda ficamos dependendo de alguém nos ensinar, em um curso específico um determinado assunto.

Enquanto hoje tem conhecimento às toneladas, disponível, e muitas vezes de forma totalmente gratuita, principalmente na internet.

Hoje podemos fazer um curso numa universidade renomada de outro país, sem sair de dentro de casa.

Ah, claro que tem muita coisa falsa também circulando por aí, e precisamos sim ter a coerência de saber questionar tudo, antes de simplesmente consumir e aceitar como verdade.

O que isso tem a ver com o bom dia, que eu venho desejar a você?

Como você já deve saber, eu sou um certo “provocador”. Então imagine, quantas soluções nós encontraríamos para os desafios do dia a dia, se realmente fossemos mais curiosos?

Estaríamos pesquisando, questionando, procurando, experimentando soluções jamais testadas para um determinado problema, para descartar o que não funciona e encontrar a solução que funciona.

Isso tornaria a nossa vida, de certa forma, mais fácil.

Claro que levando em consideração a afirmação de Einstein, que é considerado um gênio, nos daria as mesmas condições para encontrar a reposta para problemas simples, como complexos da nossa vida, não por um surto de genialidade, mas pelo simples fato, de que não descansaríamos até encontrar a resposta necessária.

Mas, por outro lado, tenho visto cada vez novas gerações completamente preguiçosas nesse quesito. Querendo simplesmente respostas prontas e fáceis para sua vida.

Assim, perdem ou desperdiça a rica oportunidade de aprender um pouco mais do que os outros, e isso já os colocaria num patamar mais elevado na competição pela sobrevivência.

E você, como anda sua curiosidade hoje?

Qual assunto você gostaria de aprender mesmo sabendo que é um assunto mais difícil de ser aprendido?

Qual é a pergunta ou a dúvida para qual você está buscando uma resposta, ultimamente?

Pense nisso hoje.

Tenha um bom dia

Até a próxima.

Inscreva-se no canal do youtube: https://youtube.com/c/sigmarsabin

By Sigmar Sabin

Sou Sigmar Sabin, um aprendiz da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×