Agora você também pode comprar livros da Amazon, aqui!
Recomendo para você os 100 livros mais vendidos!
Boa Leitura!
Alô, Alô, Bom Dia,
Você já regou alguma planta morta, hoje?
Pense bem antes de responder a essa pergunta.
Aqui tem uma metáfora, (uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações).
Então, planta morta aqui, quer dizer uma pessoa que não age, não reage, nem interage. Ou seja, alguém que não tem um senso de reciprocidade, para com você.
Atitude “bem normal” que as pessoas adotam em redes sociais, grupos de whatsapp e eu até diria, é um reflexo da vida real, nos dias de hoje.
Mas, por que eu venho falar desse tipo de assunto aqui com você?
Bom, eu busco inspirações, para escrever, nos acontecimentos do dia a dia. Às vezes até numa conversa que eu acabo ouvindo por acaso, (mas isso está muito raro de acontecer ultimamente) porque nos lugares públicos vejo poucas pessoas dialogando de verdade.
A maioria está mergulhada nos seus aparelhos de celular, em profundezas digamos, inúteis de redes sociais.
E a inspiração para este texto de hoje, veio através duma mensagem de WhatsApp, num grupo de representantes comerciais e vendedores, onde tem diversos ex-mentorados meus, da área de vendas, que foi uma postagem falando: “pare de mandar mensagens, que você vai ver quantas plantas mortas você andou regando”.
Eu levei um susto, mas essa mensagem me fez parar e refletir bastante.
Aí, nessa semana que passou, eu li algo sobre aproveitar as oportunidades de trabalho numa das redes sociais que eu frequento. E justamente uma pessoa, que já foi minha aluna e inclusive, para quem já proporcionei várias “oportunidades” indicando ela e encaminhando seu currículo para empresas onde tenho bons contatos e relacionamento, e por incrível que pareça, nenhuma delas foi digamos, aproveitada, eu só soube pelos contatos da empresa, que em alguns casos nem compareceu para entrevista.
E hoje, num comentário dessa postagem sobre aproveitar as oportunidades, essa pessoa, bem jovem ainda (um dia talvez ela aprenda), deixou o seu comentário: “Como aproveitar as oportunidades, se as empresas não dão oportunidade às pessoas que ainda não tem a experiência esperada”.
Eu li, reli, e fiquei com uma vontade de responder. Aí eu lembre da pequena frase do whats: “Não regar plantas mortas…”. E deixei pra lá.
Mas, de alguma forma rendeu uma inspiração para escrever este texto, que agora você, está lendo.
Eu espero de alguma forma fazer você refletir sobre o assunto.
A pergunta que não quer calar. Quantas plantas mortas você tem regado diariamente?
Como? Gente, para quem você envia seu mais carinhoso bom dia, uma reflexão, uma frase de otimismo e nem sequer um “joinha” você recebe?
Isso é regar planta morta.
Então para finalizar quero deixar uma frase, que eu acho que se encaixa bem aqui também: “Não atravesse o oceano, por quem nem sequer molha os pés por você”.
O que você aprendeu com essa metáfora de hoje?
Pense nisso hoje.
Até a próxima.