Alô, Alô, Bom Dia!

Esta semana que passou eu li um pergunta interessante numa das redes sociais, e esta pergunta foi atribuída ao Padre Fábio de Melo.

A pergunta: Quando a existência do outro me incomoda, vale a pena perguntar: a questão é sobre ele ou sobre mim?

E a resposta dada a essa pergunta é impressionante. Foi escrita pelo Jacob Petry, que é jornalista, pesquisador e escritor brasileiro radicado nos Estados Unidos.

A resposta:

A questão é sempre sobre mim. O incômodo é uma emoção minha. Ela existe em mim, e não no outro. Sou eu quem a crio e cultivo, não o outro. Ela nasce da minha expectativa frustrada em relação ao outro, e é importante entender: não é obrigação de ninguém atender as minhas expectativas para que eu não me incomode. Todos, inclusive o outro, são livres em suas escolhas e ações. E nós somos livres para escolher nos incomodar ou não com essas ações.

Assim, eu quero concluir com uma frase que aprendi ao longo da minha vida, que tenho aplicado sempre que possível, para justamente não me incomodar com o que não me diz respeito.

Crie o hábito de se perguntar: “Vale a pena eu me estressar com isso?”.

Isso também leva ao estado de não querer discutir.

Discutir para que?

Mantenha a serenidade. Quem acha que está com a razão dificilmente mudará de ideia, mesmo com todas as provas plausíveis.

Pense nisso, hoje.

Um grande abraço.

Até a próxima.

Ah, não esquece de comentar.

By Sigmar Sabin

Sou Sigmar Sabin, um aprendiz da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *