Alô, Alô Bom Dia,

Como anda seu aprendizado ao longo da sua jornada de vida?

E não estou falando ou perguntando se você está fazendo algum curso. Lembre-se que a vida é uma grande escola.

Quero falar com você sobre o que aprendi neste final de semana.

Duas frases, representam a lição que aprendi esta semana:
– “Estabilidade não existe”,
– “Só sei que nada sei”.

A primeira é do Flávio Augusto Silva, um megaempresário do ramo da educação. E a segunda é do filósofo Sócrates.

É claro que não foi a primeira nem a única vez, que ouvi estas frases. Mas neste fim de semana, estudando, eu pude parar e refletir com a profundidade e o foco necessário para internalizar esse aprendizado.

Quando paramos para refletir sobre uma teoria, um texto, uma fala, ou mesmo uma simples frase, estamos de fato “digerindo” o conteúdo e o significado, ela vai permanecer conosco.

Mas qual é o aprendizado de cada uma delas?

A primeira, que fala não existir estabilidade, nos remete às incertezas da vida em todos os aspectos. Isso quer dizer, que nada é para sempre, que de uma hora para outra, tudo aquilo que estava normal, pode sofrer um abalo.

Por exemplo, tem gente que se apega ao trabalho com garantias de estabilidade. Posso garantir que isso não existe, mesmo nos modelos onde a estabilidade é um dos atrativos.

Isso já aconteceu pelo mundo afora, recentemente na Grécia, onde dezenas de milhares de funcionários públicos, aparente com empregos estáveis perderam esse emprego, por que o país praticamente quebrou.

Se analisarmos outras questões da nossa existência, vamos no deparar com inúmeras situações que nos parecem estáveis, e que de um momento para outro podem acabar. Um exemplo foi a pandemia pela qual ainda estamos passando.

Já a segunda questão, é um sinal de sabedoria. Aliás por causa dela que Sócrates foi considerado um homem sábio. Por admitir e reconhecer a própria ignorância.

É assim que eu me percebo agora, sobre inúmeros assuntos que desconheço totalmente. Mas ao saber desse desconhecimento é que sou impulsionado em busca do aprendizado.

Por isso eu valorizo uma qualidade na vida das pessoas que é a curiosidade. Que é uma grande vontade de querer saber.

Para finalizar, quero deixar minha sugestão, de que você permaneça curioso e busque aprender todos os dias.

Pense Nisso!

Tenha um bom dia, hoje.

Até a próxima.

By Sigmar Sabin

Sou Sigmar Sabin, um aprendiz da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×